Asus lança as compactas ROG Crosshair VIII e a Strix X570-I Gaming

Asus lança as compactas ROG Crosshair VIII e a Strix X570-I Gaming

8 views
0

A Asus lançou dois novos modelos de placas-mãe entusiastas para plataforma AMD, a ROG Strix X570-I Gaming e a ROG Crosshair VIII Impact, ambas com design compacto e com suporte a tecnologia PCIExpress 4.0.

O modelo Crosshair chega no formato mini-DTX, um pouco maior que o tradicional mini-ITX, enquanto a placa ROG traz o mais compacto mini-ITX buscando manter o máximo de recursos, apesar do pouco espaço.

Site oficial ROG Strix X570-I Gaming

A ROG Strix X570-I Gaming chega equipada com o soquete AM4,compatível com processadores Ryzen de segunda e terceira geração. com suporte a memórias que podem chegar a 4800MHz em processadores mais recentes.

A quantidade de conexões é algo bem interessante para uma placa mini-ITX, com direito a 4 portas USB 3.2 Gen1, 3 portas USB 3.2 Gen2 e uma USB Tipo-C. Em video temos uma HDMI 2.0 e uma DisplayPort 1.4, caso o processador possua gráficos integrados.

Mesmo com pouco espaço, há uma quantidade bem impressionante de recursos. Além do slot PCIe 4.0, também é possível instalar um SSD M.2, e também estão disponíveis conexões wireless com o Intel Wi-Fi 6, que suporta o 2×2 MU-MIMO e também bluetooth 5.0. A tecnologia de áudio fica por conta do SupremeFX 8-Channel High Definition Audio CODEC S1220A.

Como não poderia deixar de ser, além de um sistema ativo de resfriamento na alimentação e no chipset, a placa conta com recursos como suporte ao Aura Sync e possui LEDs RGB.

Já o modelo Crosshair VIII Impact tem algumas peculiaridades interessantes. Ele usa o formato mini-DTX, que ao invés dos 17cm de altura do mini-ITX, aumenta para 20,3cm. O motivo desse aumento é ocupar uma área que será usado por uma placa de vídeo de 2 slots. Com esse espaço adicional, foi possível incluir mais recursos que os presentes em uma mini-ITX tradicional.

Assim como o modelo ROG, essa placa é bastante completa, com adicionais como mais portas USB, um conector SPDIF, sistema duplo de fans (um para a alimentação, outro para o chipset) e uma porta SO-DIMM que pode ser usada para conectar dois SSDs M.2 NVMe operando em PCIe 4.0.

PC9