Placa dedicada PCIe 4.0 da Gigabyte vai possibilitar SSD de 15,000MB/s via RAID 0

Placa dedicada PCIe 4.0 da Gigabyte vai possibilitar SSD de 15,000MB/s via RAID 0

7 views
0

A Gigabyte exibiu seu próximo SSD “monstro”, o Aorus Gen4 AIC, durante a Computex 2019, mas não era certeza que ela estaria disponível para os consumidores. Agora, a empresa anunciou oficialmente e a placa deve chegar ao mercado em um futuro próximo.

A placa dedicada conta com quatro SSDs NVMe de 2TB configurados em uma matriz RAID 0 e, segundo a empresa, é capaz de oferecer até 15.000MB/s para leitura e gravação sequenciais. Durante a Computex, a empresa divulgou leituras de até 15.376MB/s e gravações de até 16.184MB/s. Ela ainda observa que esses números são baseados em testes internos, e que os valores reais podem variar.

“O desempenho dos SSDs AORUS Gen4 AIC de 8 TB é até 3x mais rápido que os SSDs Gen4 comuns em RAID 0. Além disso, o design térmico avançado mantém o controlador e a memória em baixas temperaturas, garantindo que o desempenho do SSD Gen4 não seja comprometido.”  – Gigabyte.

Além das duas especificações já citadas, o SSD é equipado pelo controlador Phison PS5016-E16 com um buffer DDR4 de 2 GB, possuindo suporte para PCI-Express 4.0. Também conta com chips de memória flash Toshiba 3D NAND TLC, dados do SSD AORUS PCIe 4.0.

Uma das questões que a Gigabyte deixa clara é a do resfriamento. Atingir altas velocidades e mantê-las por um longo tempo requer que a temperatura esteja sob controle. Para isso, a empresa diz que seu produto utiliza a combinação entre resfriamento ativo e passivo inteligente.

“Um grande dissipador de calor de cobre toca o controlador mais quente do SSD e transfere o calor para o dissipador de calor de cobre com vários cortes. A fan ajuda a absorver o calor mais rapidamente, evitando a aceleração térmica no SSD para manter velocidades incríveis o tempo todo.” – Gigabyte.

Outro ponto é que, para alcançar as velocidades máximas, o Aorus Gen4 AIC deve estar trabalhando com processadores Ryzen de terceira geração – os únicos com suporte nativo para sua interface.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial do Aorus Gen4 AIC. Uma possível data de lançamento e questões de preço não foram mencionadas.

Via: Adrenaline