Atualizações do Windows quebraram apps em DirectX em PCs com gráficos integrados da Intel

Atualizações do Windows quebraram apps em DirectX em PCs com gráficos integrados da Intel

0

A Microsoft admitiu nesta quinta-feira (9) que algumas atualizações lançadas para o Windows em novembro de 2022 prejudicaram os usuários de máquinas que contam com gráficos integrados da Intel. Segundo a companhia, os updates KB5019980 / KB5019961 do Windows 11 e KB5019959 podem fazer com que apps baseados no DirectX deixem de funcionar corretamente.

A empresa classifica os problemas introduzidos como “intermitentes”, o que fez com que eles continuassem presentes em todas as atualizações lançadas desde então. O bug estaria afetando o arquivo apphelp.dll e pode resultar na aparição de mensagens de erros quando aplicativos do DirectX ou Direct3D.

Embora o problema tenha sido reconhecido pela Microsoft, ela afirma que uma solução definitiva só vai ser lançada em uma atualização futura dos sistemas operacionais. Enquanto isso, a companhia recomenda que os usuários afetados instalem os drivers mais recentes da Intel, em qualquer versão que tenha saído depois da 30.0.101.1190.

GPUs dedicadas da Intel têm poucas chances de serem afetadas

As atualizações recomendadas pela desenvolvedora do Windows datam de dezembro de 2021, o que significa que as GPUs discretas da Intel têm poucas chances de serem afetadas. A exceção, no caso, seriam produtos que foram intencionalmente mantidos em versões desatualizadas por seus usuários.

No caso das máquinas com gráficos integrados da Intel, essa situação é mais comum. Como produtos do tipo costumam ser usados por uma grande variedade de pessoas, não é difícil encontrar exemplos de máquinas nas quais sequer as atualizações mais importantes do Windows foram instaladas nos últimos meses ou até mesmo anos.

Segundo a Microsoft, o problema afeta as versões do 22H2 do Windows 11, 22H2, 21H2, 20H2 e Enterprise LTSC 2019 do Windows 10 e o Windows Server 2022. Em sua atualização de segurança de janeiro, a companhia também alerta sobre problemas em pacotes de instalação do sistema operacional, que devem afetar principalmente ambientes profissionais e escolares.

Fonte: Adrenaline