Processadores EPYC são anunciados pela AMD com 64 cores e 128 threads

Processadores EPYC são anunciados pela AMD com 64 cores e 128 threads

0

A AMD realizou um evento de lançamento para seus novos processadores Epyc em Roma, na Itália, e um dos destaques foi a apresentação do Epyc 7H12 – novo membro da família de processadores de segunda geração da empresa. O CPU foi desenvolvido especialmente para cargas de trabalho de computação de alto desempenho (HPC) e usa resfriamento líquido para “fornecer desempenho líder de supercomputação”.

O novo processador conta com 64 cores e 128 threads, além de possuir TDP de 280W. Com relação a frequências, sua base é de 2.6 GHz e o boost sobe para 3.3GHz.

Em testes realizados no novo Bullsequana XH2000 da Atos, supercomputador híbrido com suporte para o novo processador da AMD projetado para supercomputadores exascale, os chips 7H12 alcançaram uma pontuação Linpack de aproximadamente 4,2 TeraFLOPS (TFLOPS). Esse resultado representa uma melhora de 11% em relação aos processadores AMD Epyc 7742. Já sobre a quantidade de canais PCI-Express, todos os modelos de 2ª geração suportam 128 linhas, assim como os modelos Ryzen 3000, com suporte ao PCIe 4.0.

É válido lembrar que o processo de 7nm da Epyc traz reduções de energia que levam a mais trabalho realizado por watt – o que é bastante importante para os data centers. Outras questões também envolvem mais velocidades de clock, cache e preços competitivos.

“Continuamos levando o processador AMD Epyc a novos patamares e estamos entusiasmados por ter o ecossistema nos apoiando em hardware, software e nuvem, enquanto enfrentamos os desafios do moderno data center de frente.” – Foorrest Norrod, vice-presidente e gerente geral do Datacenter and Embedded Solutions Business Group da AMD. 

Durante o evento, a AMD também anunciou que seus processadores de data center Epyc bateram 100 recordes mundiais, além de vários novos servidores OEM. Outros highlights envolvem produtos e serviços de empresas como Dell, Nokia, Tsmc, Atos, IBM Cloud e OVHcloud que adotaram ou já utilizam os processadores Epyc de segunda geração. Para maiores informações confira o site oficial da nova linha clicando aqui.

Via: Adrenaline