PS5: Sony apresenta o hardware do console de nova geração

PS5: Sony apresenta o hardware do console de nova geração

0

Sony finalmente revelou as especificações do PlayStation 5, seu console de nova geração que deve chegar ao mercado ainda este ano. A empresa estava guardando as informações para a GDC 2020, mas como o evento foi cancelado por causa do Coronavírus, a empresa realizou uma live online e forneceu detalhes para o Eurogamer Digital Foundry.

O sucessor do PS4 utilizará um hardware similar ao que vimos na revelação do Xbox Series X recentemente, incluindo grande foco no uso de SSD16 GB de RAM e componentes feitos com tecnologia da AMD. Alguns números e características, porém, são bem diferentes.

Abaixo, você pode conferir as especificações completas do PlayStation 5 (via Digital Foundry), bem como o hardware do PS4.

Foco no SSD

Durante a apresentação, a companhia deu bastante ênfase na diferença trazida pelo SSD, que permitirá carregamentos mais rápidos, streaming de alta velocidade, instalações mais rápidas e telas de loading praticamente inexistentes.

Assim como acontece no Xbox Series X, o uso do SSD garantirá um grande salto na transferência de dados do console. Enquanto o HDD do PS4 operava com números entre 50 e 100 MB/s, o PS5 promete entregar taxas na casa de 5.5 GB/s, alcançando até 9 GB/s com compressão.

Segundo o Digital Foundry, o PlayStation 5 contará com um SSD de 825 GB. Mark Cerny, que realizou a apresentação, recomendou aos jogadores utilizar soluções como um HDD externo para salvar jogos do PS4 utilizados com a retrocompatibilidade, visando garantir mais armazenamento na unidade interna para games do PS5.

Da mesma forma que o concorrente, o PS5 também contará com suporte para armazenamento expansível em SSD NVMe, mas ainda não temos detalhes sobre como será o dispositivo.

Processador Zen 2 e GPU de 10.3 TERAFLOPS

Em relação ao restante do hardware, o PlayStation 5 contará com um processador AMD baseado em Zen 2 de oito núcleos de até 3,5 GHz. Já a GPU é um modelo customizado baseado na tecnologia RDNA 2, feito pela mesma fabricante. A placa de vídeo de 10,28 TERAFLOPS possui 36 unidades computacionais e frequência de 2,23 GHz.

Segundo explica o Digital Foundry, os dois componentes contarão com frequência variável. Assim, enquanto o Xbox Series X aposta em estabilidade e manterá a potência fixa, o PS5 contará com desempenho mutável, o que permitirá oferecer um “impulso extra” de performance, de acordo com a Sony.

O PlayStation 5 terá frequência variável

A Sony ressalta que todas as unidades do PS5 vão operar na mesma frequência base, independente de fatores como temperatura, mas a variabilidade permitirá que o próprio sistema eleve a potência do console quando possível. Segundo explica a companhia, o “boost” do novo PlayStation utiliza a tecnologia AMD SmartShift, que otimiza o uso energético da CPU e GPU para entregarem mais potência em determinadas cargas de trabalho, sem comprometer o hardware.

“Ao invés de observar a temperatura do Die de silício, analisamos as atividades que a GPU e a CPU estão realizando e definimos as frequências com base nisso”, explica Mark Cerny. “Nesse processo, também usamos a tecnologia SmartShift da AMD e enviamos toda a energia não utilizada da CPU para a GPU, para que ela possa espremer mais alguns pixels”.

A apresentação de hoje teve um teor bastante técnico e a Sony não apresentou o design do PS5. O console tem lançamento marcado para o final de 2020 (se o Coronavírus não atrapalhar), logo, possivelmente teremos outras novidades chegando futuramente.

Via: Adrenaline