Um dos títulos que as pessoas mais aguardavam novidades na TGS 2019, que aconteceu na semana passada, certamente era Final Fantasy 7 Remake, e a Square Enix não decepcionou, oferecendo um novo trailer e explicando um pouco mais sobre algumas das mecânicas do jogo. Uma das novidades foi feita especialmente para agradar os mais nostálgicos: o modo de batalha “Clássico”.
Muitos dos fãs do game original não devem ter ficado muito felizes ao verem que o remake se tornou um RPG em que a ação dos combates se dá em tempo real. Ainda há um recurso estratégico de quase parar o tempo para escolher magias, habilidades ou o uso de itens, mas o básico do combate acontece se movimentando e atacando diretamente. Pra quem não se lembra, o jogo antigo era feito por turnos, definidos pela barra de ATB, que estava sempre se enchendo. O personagem que tinha sua barra preenchida primeiro era o que executaria o próximo turno.
So anyone playing #FinalFantasy VII Remake in Classic Mode does not have to worry about the action side of the combat system, and can instead focus on selecting commands, making it possible to play #FF7R as if it were a classic menu-based RPG!
— FINAL FANTASY VII REMAKE (@finalfantasyvii) September 14, 2019
A diferença aqui é que, em vez dos personagens ficarem parados esperando a barra encher, eles estarão lutando no modo automático. Ou seja, em vez de executar os comandos do combate normalmente, o jogador vai apenas assistir aos personagens brigando até a barra encher e ser possível executar as ações. Isso torna o combate do game novamente baseado em menus, com a única diferença sendo não ter mais os comandos de ataque básicos.