Hacker alega ter roubado códigos-fonte de GPUs AMD, inclusive do Xbox Series X

Hacker alega ter roubado códigos-fonte de GPUs AMD, inclusive do Xbox Series X

0

Em um comunicado publicado em seu site, a AMD revelou que um hacker roubou arquivos de teste da companhia, relacionados a um subconjunto de seus produtos gráficos atuais e futuros. Segundo a empresa, algumas destas informações chegaram a ser publicadas online, mas já saíram do ar.

De acordo com o Engadget, a invasora afirmou ao TorrentFreak que o material obtido continha o código-fonte das placas de vídeo Navi 10 (atual linha RX), Navi 21 (RDNA 2 ‘Big Navi’) e da GPU Arden, que alimenta o Xbox Series X.

Na AMD, a segurança dos dados e a proteção de nossa propriedade intelectual são uma prioridade. Em dezembro de 2019, fomos contatados por alguém que alegou ter arquivos de teste relacionados a um subconjunto de nossos produtos gráficos atuais e futuros, alguns dos quais foram publicados recentemente online, mas que foram retirados desde então.

Embora estejamos cientes de que o autor possui arquivos adicionais que não foram tornados públicos, acreditamos que a IP de gráficos roubados não é essencial para a competitividade ou a segurança de nossos produtos. Não temos conhecimento de que o autor possui qualquer outra IP da AMD.

Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades policiais e outros especialistas como parte de uma investigação criminal em andamento.

A suposta hacker, que está vendendo as informações obtidas por US$ 100 milhões, ameaçou “vazar tudo” se não aparecer nenhum comprador. Ela alega ter encontrado os dados em um computador/servidor invadido em novembro. A AMD, no entanto, afirma que só foi procurada em dezembro.

Repositórios Github que continham os códigos-fonte já foram removidos, contudo, ainda existem outras fontes, incluindo uma postagem no 4chan, que hospeda as informações vazadas

A companhia afirmou que os dados vazados não são essenciais para sua competitividade, destacando ainda que está tomando as devidas medidas para remediar a situação. Ainda segundo a empresa, já há uma “investigação criminal em andamento”.

Via: Adrenaline