Radeon RX 6900 XT bate recorde do FireStrike com overclock de 3321 MHz

Radeon RX 6900 XT bate recorde do FireStrike com overclock de 3321 MHz

0

Um Overclocker da Team OGS, da Grécia, conseguiu levar a sua placa de vídeo AMD Radeon RX 6900 XT a uma frequência de 3321 MHz, que foi suficiente para bater o recorde mundial do teste de desempenho 3DMark FireStrike. Ele obteve um resultado de 37.618 pontos no pesado benchmark da UL Benchmarks.

Vale lembrar que a placa de vídeo baseada no chip Navi 21 XTX utiliza uma frequência base de 1825 MHz e tem game clock de 2015 MHz. A GPU também vem com uma frequência boost de 2250 MHz de fábrica, o que significa que houve um aumento de 47% nos clocks do modelo da AMD.

De acordo com o site TechPowerUp, o overclocker da Team OGS usou um modelo da PowerColor da Radeon RX 6900 XT, mas no momento não há como saber se é a versão Liquid Devil ou a Red Devil. Com o recorde, ele está liderando a tabela mundial de líderes do HWBot, mas com a ressalva de que a tesselação estava desligada em seu teste.

Rodar o benchmark com essa opção impede que o usuário possa pontuar no leaderboard da própria UL Benchmarks, mas o HWBot não faz essa distinção. O interessante é que essa tabela é dominada pela placa de vídeo topo de linha da AMD, já que ela costuma bater até a Nvidia GeForce RTX 3090 nesse teste.

Como aponta o site WCCF Tech, já vimos no topo dessa tabela modelos  como a Asus ROG Strix LC TopSapphire Toxic ExtremePowerColor Red Devil/Liquid Devil Ultimate e ASRock OC Formula. Isso porque a Navi 21 XTXH não é apenas uma GPU que passou pelo processo de binning e tem clocks maiores, mas ela também consegue atingir teoricamente até 4000 MHz usando resfriamento líquido.

Radeon RX 6900 XT bate recorde do FireStrike com overclock de 3321 MHz
Fonte: HWBot/Reprodução

O recorde anterior de overclock para a AMD Radeon RX 6900 XT foi atingido pelo overclocker Der8auer, que obteve 3200 MHz com a PowerColor Liquid Devil Ultimate. Só que, na época, ele não utilizou essa frequência para fazer qualquer teste sintético de desempenho.

Vale lembrar que, antes do lançamento da Navi 21 XTXH, a Radeon RX 6900 XT era limitada via BIOS para atingir no máximo 3000 MHz. Isso explica porque nunca vimos valores maiores do que esse até então.