Samsung vai começar a produzir memória DDR5 EUV massivamente em 2021

Samsung vai começar a produzir memória DDR5 EUV massivamente em 2021

0

A Samsung acaba de anunciar seu primeiro chip DRAM DDR4 baseado na tecnologia de produção EUV, a D1X. Esse é o percursor da memória DDR5 EUV, que deve começar a ser produzida em massa já no próximo ano, 2021, pela empresa. A fábrica responsável pela produção será em Pyeongtaek, na Coreia do Sul.

Até o momento ainda não se sabia quando o DDR5 começaria a ser produzida massivamente. Isso indica que ela estará pronta para ser usada já no próximo ano, com adaptações nos próximos lançamentos. Por enquanto, apenas a Samsung está demonstrando esforço para tornar real a produção da memória. Outras empresas já anunciaram que estão testando seus chips, mas ainda não demonstraram que eles estavam prontos para produção.

“Com a produção de nossa nova DRAM baseada em EUV, estamos demonstrando nosso total compromisso em fornecer soluções revolucionárias de DRAM em apoio aos nossos clientes globais de TI. Esse grande avanço ressalta como continuaremos contribuindo para a inovação global de TI por meio do desenvolvimento oportuno de tecnologias de processo de ponta e produtos de memória de próxima geração para o mercado de memória premium”

Jung-bae Lee, vice-presidente executivo de DRAM Product & Technology da Samsung.

A principal vantagem do RAM DDR5 é a taxa de transferência de dados será duplicada, comparando com os atuais módulos de memória DDR4. Esse tipo de memória é muito usada nos PCs destinados para jogos. A próxima geração da memória também promete aumentar a eficiência energética.

Outra vantagem é o fato do DDR5 EUV possibilitar o aumento significativo na densidade de cada chip de memória. Isso quer dizer que será possível manter muito mais capacidade no mesmo espaço físico. Em chips com 12GB, por exemplo, vão poder ser alocados 32GB. “A tecnologia EUV reduz etapas repetitivas na padronização múltipla e melhora a precisão da padronização, permitindo desempenho aprimorado e maiores rendimentos, além de tempo de desenvolvimento reduzido”. Informa a Samsung em seu comunicado.

A nova DRAM DDR5, anunciada pela Samsung, será feita com processo de produção EUV (ultravioleta extremo). A primeira migração, já usando a tecnologia, já está sendo produzida pela coreana. A empersa irá lançar seus primeiros milhões de módulos DDR4 construídos com EUV, ainda em 2020.

Via: Adrenaline